quinta-feira, 24 de novembro de 2011

19, 21, 25 e a crise global



Muito tem se comentado sobre a definição do número de vereadores em Joinville. Argumentos têm sido expostos defendendo cada opção.
Não vou entrar no mérito da questão.
 Pelo contrário.
Acho que mais uma variável deva ser levada em consideração.
A possibilidade (muito provável) de sermos atingidos pela crise Européia.
Devemos, então, estar preparados para um período de queda no comercio internacional, queda nos investimentos, queda no consumo, queda nas receitas – inclusive uma queda na arrecadação de tributos.

O estranho é que os administradores públicos, incluindo os candidatos e os vereadores, parecem raciocinar como se a crise fosse uma ficção de TV.

Os Gregos quebraram pela má administração de recursos. Espanha, Portugal, Itália e até a França apertam os cintos. A má interação entre a administração pública e o capitalismo predador e prostituidor está quebrando as economias das nações.

Que fique claro não me referir ao capitalismo sadio, que cresce, que gera emprego e circulação de investimentos. Nem confundir ganancia com ambição, no sentido de desejar e lutar para evoluir.

“A privatização do lucro e a socialização do prejuízo” traduzindo: na hora do lucro os capitalistas egoístas, gananciosos e financiadores dos politiqueiros. Na hora do prejuízo, o povo – o erário.

É o povo que está pagando a conta -  como sempre. Redução de salários. Redução de consumo. Redução de qualidade de vida. Europeus já sentem na pele o que é uma previdência deficitária. Todos estão tentando eliminar o desperdício e as antigas dominâncias ....... pelo menos é o que parece.
Não há milagre.
É preciso mudar os critérios e procedimentos. É preciso austeridade e seriedade. Parece obvio, mas a busca pela eficácia na gestão de recursos tem que ser prioridade absoluta.
A falta de comprometimento com a manutenção da qualidade de vida pode custar caro. É hora do cidadão assumir a sua responsabilidade no acompanhamento das decisões dos eleitos a gerir nossa cidade.
 A crise não é ficção.

Não é se a crise chegar ...... é quando.


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Unidos Contra a Corrupção



Vossas excelências nos provocam os instintos mais primitivos


Por muito menos, a França mandou a corte para a guilhotina.

Mas naquele tempo, o povo não tinha que ficar correndo atrás de pagar o cartão de crédito, nem a prestação da TV de plasma ou do celular da última moda.

O povo não era induzido a trocar de carro toda hora. Roupas e mobílias duravam gerações.

A ganância imobiliária não atulhava as pessoas e nem gerava uma valorização especulativa.

As famílias não eram iludidas a prepararem seus filhos para um mercado que nunca os aceitará e para o qual jamais estarão suficientemente preparados ... apenas servindo para gerar uma classe consumidora, oprimida e deprimida.

Em suma. Hoje, os pulhas, os vermes que se locupletam do erário, contam com um povo muito ocupado e sem tempo de lhes vigiar.

Mas vosso tempo há de chegar

E o povo há de colocar seus pescocinhos num lugar mais apropriado.



UNIDOS CONTRA A CORRUPÇÃO - 15/11/2011



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE JOINVILLE

CONVITE
Edital de Convocação

Convidamos V. Sa. para participar da Assembléia Geral de criação do Observatório Social de Joinville, a realizar-se no dia 07 de novembro de 2011, às 16 horas, no anfiteatro II Univille – Rua Paulo Malchinski nº 10 – Distrito Industrial, Joinville, Estado de Santa Catarina, com a seguinte pauta:

  1. Fundação do Observatório Social de Joinville;
  2. Discussão e aprovação do Estatuto Social da entidade;
  3. Eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal Provisórios;
  4. Fixação de mensalidade aos associados.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DE JOINVILLE constituir-se-á pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária, tendo como finalidade o exercício da cidadania, atuando como instrumento na busca da transparência e efetividade na gestão dos recursos e serviços públicos, mediante o monitoramento das contas e ações dos órgãos públicos, pautando-se pela observância da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.

Convidamos os profissionais dispostos a empregar seus conhecimentos em trabalhos voluntários de avaliação técnica, acompanhamento de licitações e análise de contas públicas desenvolvendo assim um voluntariado pela ética na vigilância contra o desperdício dos recursos públicos.

Joinville, 28 de outubro de 2011.


Comissão de constituição.


ObservatorioJoinville.blogspot.com