sexta-feira, 16 de março de 2012

O povo e a administração pública

Dia 14/03/2012 tivemos mais uma oportunidade de juntar em plenário a administração da cidade e o povo.
Mais uma audiência na Câmara de Vereadores de Joinville para apreciar o tema do transporte municipal.


Antes de qualquer coisa, eu gostaria de dizer que não sou defensor e nem opositor de  nenhuma das propostas já sugeridas ..... privada, pública ou mista.
Creio que não deva ser esta a questão.

O que eu quero?
Eu quero qualidade de vida.

E vocês? O que querem? ... fundamentalmente.
Qualidade de vida?
É isso?

Todos nós, aqui presentes neste espaço virtual, queremos isso?
Todos estão de acordo?
Já temos um consenso?

Porque brigamos, então?
Isso não deve ser tratado como um embate.
Lados e facções diametralmente opostas. Mas alguma coisa não esta boa.
Não. Em geral, não temos o nível técnico para apresentar uma solução ideal.
Mas sabemos e sentimos na pele que algo não vai bem.
Eu não preciso ser um Chef de cozinha para saber que a comida não atendeu as minhas expectativas.

Tá certo.
Há de se entender que existem pontos de vista diferentes.
Valores diferentes .......... Critérios diferentes.



Mas o nosso objetivo final tem que ser o mesmo - ou deveria.
Vcs, administradores, foram nomeados e contratados pelas pessoas que nós – povo - escolhemos para representar  nossas necessidades.

Então, vcs deveriam se atualizar e ouvir as nossas necessidades.

Não adianta vc me dar uma Ferrari de 500 mil,
se eu trabalho com construção e preciso de uma pick up de 70 mil.

Não adianta vc me dar uma retroescavadeira se eu sou escriturário de um banco.

Vcs são os elos – os operadores – para fazer com que a máquina pública cumpra aquilo para o qual foi criada – organizar e prover as necessidades do povo.

Vcs estão tendo a oportunidade de presenciar o renascimento da manifestação popular .......... 
chamando a atenção para que seja ouvida.

O povo quer falar.

 Lembrem-se do objetivo da Câmara de Vereadores -  a casa do povo
Vcs também são o povo.
Nós estamos fazendo perguntas para entender o porquê de determinadas decisões.
Se a justificativa for razoável ...... tá explicado ......acaba a celeuma.

Mas vamos usar de transparência.
Sem inimigos. Sem embates. Sem omissões. Sem falsidade

Por mais estranho que pareça .......... é um hábito que nós não temos. É uma novidade
Vai arranhar aqui e ali, mas nós vamos nos acostumar.

Nós precisamos repetir e tornar habitual esses encontros.

Nós precisamos azeitar a relação entre o povo e os gestores.

A melhor ferramenta para o exercício da administração pública:

Transparência



Nenhum comentário:

Postar um comentário