terça-feira, 10 de abril de 2012

Cidade das bicicletas (???)



Podemos sonhar com uma Joinville sobre pedal?

Vamos por partes.

É possível? Sem dúvida que sim.
Nosso relevo é muito favorável ao uso de bicicletas.

O que atrapalha?

Bem ....... primeiro o clima. Pedalar na chuva indo pro trabalho .......... ninguém merece.

Depois vem a questão de por onde passariam as ciclovias.

Nossa cidade tem 161 anos. Nossas ruas não foram planejadas Ramificaram-se como raízes pelos contornos e desníveis de terrenos. Depois foram tomadas por residências. E depois por mais residências. E depois uma rua se espremeu por entre as residências. E depois um calçamento que obrigou a criação de calçadas entre a rua apertada e as residências.

E aí? Onde passam as ciclovias?

Podemos alargar as ruas? Sim. Alguns projetos de binários estão tentando fazer isso.
Mas ..... quem serão os desapropriados? Quem se apresenta como voluntário?
Eu (egoistamente) não quero que tirem um pedaço de meu terreno. Alguém quer?

OK. Vamos tentar outra coisa.

Matamos dois coelhos com uma só paulada. Ops. Isso é crueldade.
Então, flagramos dois corruptos com uma só filmagem.

Proibimos radicalmente o estacionamento de carros paralelamente ao meio fio em todas as ruas do centro e circunvizinhança. Nas ruas principais, onde o estacionamento já não é permitido, estreitamos o lado direito da calçada - dedicada exclusivamente à pedestres; e do lado esquerdo, a alargaríamos, gerando espaço para a inclusão da ciclovia. As faixas de rolamento permaneceriam as mesmas.
Nas ruas vicinais, o lado esquerdo poderia ser usado  como ciclovia e o direito para serviço (carga, descarga e abastecimento do comercio) e paradas de onibus.

Antes que alguém reclame:

1 - Temos vários estacionamentos particulares para atender aos usuários que se dirigem ao centro para assuntos pontuais e esporádicos.

2 - Alguém se lembra dos argumentos contra a eliminação das vagas de estacionamento paralelo ao meio fio das ruas João Colin e Blumenau? Esses que foram contra, imaginam essas ruas novamente com estacionamento?

3 - Alguém contesta que o transito piorou muito no período em que o estacionamento no centro ficou liberado. Era a terra de ninguém. É da natureza humana (infelizmente) ... vagas liberadas, todo mundo veio trabalhar de carro. Aí o bichão ficou o dia inteiro lá no centro, ocupando um espaço social. É ou não é?

Porém, sem lugar para estacionar, as pessoas evitariam de vir de carro para o centro, o que estimularia o uso de bikes e de transporte coletivo, que necessariamente teria que ser redimensionado.

Aí sim, Joinville seria a cidade das bicicletas.

E então? Alguém encara?



Publicado no jorna A Notícia de 18/04





Nenhum comentário:

Postar um comentário